Canal Estreito

Com o envelhecimento a coluna sofre um conjunto de alterações importantes, com deformação dos corpos vertebrais, discos e articulações facetárias, provocando uma diminuição efectiva do canal medular pela acção destas estruturas que constituem as suas paredes (Canal Estreito Adquirido).

Em alguns casos, estas alterações estão já presentes num estadio precoce da vida devido a alterações do crescimento e desenvolvimento da Coluna (Canal Estreito Congénito).

Eventual patologia herniária, espondilolistese ou fractura podem ainda agravar um Canal Estreito ou contribuír para a sua origem.

Canal Estreito

A exiguidade do Canal Medular repercute-se sobre as estruturas neurológicas que contém, dependendo do nível, da severidade e da duração da compressão:

  • Medula (mielopatia)

  • Raízes Nervosas (Radiculopatia)

Assim, provoca sintomas que vão desde a dor e/ou alteração de sensibilidade até à atrofia muscular e perda de capacidade motora.

O défice é, em regra, progressivo e insidioso, podendo as sequelas neurológicas se tornar irreversíveis, especialmente se a situação for acentuada ou se mantiver por longo tempo (podem não se reverter totalmente, mesmo após cirurgia bem-sucedida)!

O tratamento para o Canal Estreito com repercussão acentuada é cirúrgico, com descompressão alargada e fusão com instrumentação. A descompressão ou discectomia isoladas podem "resolver" casos circunscritos mas existe risco aumentado de recidiva e dor por instabilidade residual.