Conhecer a Coluna Vertebral

A coluna vertebral é uma estrutura muito importante do corpo humano. Cumpre um conjunto de funções como sejam a protecção da medula espinal, manutenção do ortostatismo (posição de pé), controle do movimento do tronco e equilíbrio do corpo.

É formada por um conjunto de ossos (vértebras) "empilhados" uns nos outros (cerca de trinta), formando um "tubo oco" no qual se situa, entre outras, a medula espinal. Esta é uma estrutura do sistema nervoso central, responsável pela interface entre o cérebro e os nervos distribuídos pelo tronco, membros superiores e inferiores que se originam na medula e emergem entre as vértebras. Assume igualmente funções próprias, como certos reflexos e regulações do sistema autónomo.

A coluna, vista de perfil deve apresentar 3 curvaturas, consoante  cada região: cervical, torácica e lombar. A existência destas curvas é fundamental para o seu bom funcionamento biomecânico. Mas vista de face, não deve ter qualquer curva (ver fig.)

A mobilidade é possibilitada pelos discos intervertebrais que, como "amortecedores", permitem o movimento controlado das vértebras. As articulações posteriores (facetas) desempenham também um papel similar.

Curvaturas da Coluna

Curvaturas

Corte Transversal da Coluna

Esquema transversal

A coluna só mantém o seu alinhamento correcto e permite o movimento pela acção dos diferentes músculos que nela se inserem. Qualquer desequilíbrio muscular do tronco e pescoço tem a sua repercussão na coluna vertebral. Daí se percebe que muita da re-educação postural e fisioterapia da coluna se faz pela correcção dos desequilíbrios musculares.

Com o envelhecimento a coluna sofre um conjunto de alterações importantes:

  • Os discos e facetas perdem mobilidade

  • As vértebras ficam achatadas e angulam

  • Inicialmente há uma mobilidade excessiva

  • Depois ocorre uma hiper-estabilização

  • Os ossos deformam-se, surgem osteófitos ("bicos papagaio")

  • O espaço reservado para a medula e raizes é menor

 

Plano Longitudinal da Coluna

Esquema longitudinal