Deformidades

Existe uma grande variedade de deformidades da coluna vertebral, quer ditas congénitas (desde o nascimento) ou adquiridas (ao longo da vida).

Nas deformidades congénitas ocorrem defeitos no desenvolvimento intra-uterino da coluna, por deficiente separação das vértebras ou incompleta formação (ex: hemivértebra). Podem associam-se a outras anomalias e a causa é desconhecida.

Consoante o local da coluna afectado, o tipo de deformidade e evolução, manifestam-se de forma muito variada. O diagnóstico pode ser difícil e tardio! A criança pode apresentar uma cabeça "tombada", ombros a alturas diferentes, uma "bossa " (giba) do dorso, as "costas" muito planas ou muito curvas, o pescoço não centrado com as nádegas. É importante a atenção dos pais, pois são eles que identificam inicialmente os problemas. O diagnóstico é feito geralmente por RX . Deve ser, acima de tudo, precoce!


As várias deformidades adquiridas são mais frequentes. Refira-se a espondilolistese, cifose, lordose e escoliose. A 1º é o deslocamento de uma vértebra sobre outra. As outras são a perda do alinhamento fisiológico da coluna.

Esquema de Espondilolistese

Radiograma Espondilolistese
RX ilustrativo de espondilolistese. É causa de dor lombar em jovens e adultos. Um deslizamento superior a 25 % é por norma incapacitante. Nos casos ligeiros a re-educação postural, fisioterapia e coletes são suficientes para controlar a dor.
Cifose Pós-Fractura RM Cifose Pós-Fractura 3D
Rectilinização Lombar
Imagens de cifose (RM e TAC) torácica. Pode ser causada por fracturas, tumores, osteoporose, infecções, entre outras.
A coluna lombar  sem   lordose (i. é recta), causa dor lombar frequente.