Traumatologia na Criança

Fractura em Ramo-Verde
Fractura-Epifisiolise
Fractura diafisária
Luxação
Opções de Tratamento
Traumatizado

O Trauma é a causa principal de morte na Criança! As fracturas são responsáveis por 15-20% da patologia nesta população e a sua incidência varia com factores como a idade, o sexo, a prática desportiva, o ambiente urbano/rural, o clima e factores culturais...

No período de 1 de Abril de 2001 a 30 de Março de 2002 foram atendidas 824 crianças no Serviço de Urgência do Hospital Central do Funchal com o diagnóstico de fractura. Verificou-se que as fracturas são 1,6 vezes mais frequentes nos rapazes; ocorrem mais frequentemente por volta dos 12 anos de idade; afectam sobretudo o membro superior, com preferência pelo rádio distal. Cerca de 2/3 das fracturas ocorrem em ambiente doméstico ou escolar. E, curiosamente, registaram-se mais casos de fracturas nos meses de Junho, Outubro e Novembro.

A Prevenção é primordial, sendo indispensável o envolvimento dos pais, professores, educadores e todos os profissionais que rodeiam a criança. É necessário impedir o acesso a lugares altos, sobretudo se não vedados. Deve-se melhorar as acessibilidades nas escolas e nas casas. É fundamental fazer desporto em segurança!

Sendo as fracturas um acontecimento frequente na infância, é de salientar que a sua gravidade está intimamente relacionada com a idade da criança e o tipo de fractura. Importa distinguir se uma fractura ocorre aos 3 ou aos 14 anos... Interessa ainda distinguir o local e o tipo de fractura. Têm prognósticos diferentes as fracturas tipo ramo-verde e as fracturas-epifisiolises, que envolvem a cartilagem de crescimento!

Fractura Ramo-Verde