Ortopedia Infantil na Madeira

 

A Unidade de Ortopedia Infantil do Hospital Central do Funchal foi fundada em 1983, pelo Dr. Luís Filipe Costa Neves, actual Director do Serviço de Ortopedia.

Existe em espaço próprio na Enfermaria do 7º Piso do Hospital da Cruz de Carvalho, onde dispõe de 2 salas com ambiente infantil, que totalizam 12 camas e 4 berços. É permitido o acompanhamento permanente da criança por um familiar. As crianças internadas recebem ainda o apoio de uma Educadora de Infância.

Esta Unidade recebe, sempre que necessário, a colaboração do Serviço de Pediatria.

Ao longo dos tempos, a filosofia de tratamento das crianças tem evoluído no sentido de privilegiar tratamentos ambulatórios e, nos casos em que o internamento se torna imprescindível, criar todo um ambiente amistoso para a criança e evitar internamentos longos. Neste aspecto, e no que concerne à Traumatologia Infantil, a introdução da técnica de encavilhamentos elásticos, veio permitir a deambulação e alta precoces e consequente reintegração da criança, minorando os efeitos sobre a dinâmica familiar.

A Consulta Externa é personalizada. O doente será seguido preferencialmente pelo mesmo médico e a sua patologia será discutida pela equipa, sempre que tal se justifique.

Na Consulta de Ortopedia Infantil são acompanhadas crianças dos 0 aos 15 anos, com patologias diversas do foro da Ortopedia e Traumatologia.

Criança na Cama

Criança Engessada