O Método de Ponseti no Funchal

Em Julho de 2002, entrava na Consulta de Ortopedia Infantil do Hospital Central do Funchal um casal...Traziam o seu primeiro filho, com pé boto bilateral e insistiam para que o tratássemos pelo Método de Ponseti...que dissemos não saber aplicar! Após 4 gessos, o Yeshey "desapareceu" da nossa Consulta... E abriu a porta para o Método de Ponseti!

Um ano depois, no dia 15 de Julho de 2003 realizávamos o primeiro gesso segundo o Método de Ponseti...Depois de vários gessos "clássicos", a Sara inaugurava a mudança na abordagem do Pé Boto!

Mudava também, de forma gradual e natural, toda a forma de interagir com os pais e com a criança. Anna Ey resumiu isso ao transmitir-nos que “lo primero que hay que saber es que Ponseti no es el yeso, no es la tenotomía…Es también el ambiente donde está el niño, los papás…es toda una Filosofia del Pie y del Niño!”

Quando nasce uma criança com pé boto, um dos médicos que colabora com a Unidade de Ortopedia Infantil é chamado ao Serviço de Obstetrícia, onde observa pela primeira vez a criança, explica aos pais pormenores do tratamento que irá ser efectuado e entrega-lhes o folheto informativo.

O primeiro gesso é efectuado no dia em que mãe e criança têm Alta Clínica, geralmente aos 3-4 dias de idade do Recém-Nascido, no Gabinete de Gessos da Consulta Externa, na presença dos pais. É fulcral que o bebé esteja relaxado e não tenha fome, pelo que se recomenda à mãe que o amamente antes de cada Consulta.

Os gessos são feitos com intervalos de 5 a 7 dias. Pede-se aos pais que, poucas horas antes da Consulta, dêem banho à criança e deixem-na com os gessos na água durante 20 a 30 minutos, devendo envolvê-los depois em sacos de plástico que os manterão húmidos. Serão removidos na Consulta, utilizando uma tesoura e uma faca de gessos. Não utilizamos serra pelo desconforto e agitação que provoca à criança e aos pais.

O número de gessos necessários para corrigir o pé depende da rigidez da deformidade e varia entre 4 e 8.

Após retirado o último gesso, é aplicado o Brace de Abdução dos Pés durante 23 horas diárias nos 3 meses subsequentes. O tempo de utilização do BAP será reajustado periódicamente. Os pais são motivados e alertados para a necessidade de utilizarem criteriosamente o aparelho tal como prescrito. O intervalo de reavaliação em Consulta depende da gravidade e evolução do pé. Habitualmente vemos a criança 1 semana após a aplicação do brace, de forma a concluir da necessidade de ajustes da bota, e depois regularmente.
Os resultados obtidos com a aplicação do Método de Ponseti têm sido altamente gratificantes para todos. Reduzimos para ZERO o número de cirurgias.