Re-Educação Postural

A higiene postural é a adequação entre a solicitações que a vida quotidiana faz á coluna vertebral e a resistência que esta possui. A sobrecarga surge quando a 1ª supera a 2ª. A disfunção surge quando a coluna deixa de exercer a sua função. Ocorre doença quando a coluna, submetida a uma sobrecarga constante, sofre uma alteração (deformação) estrutural.

Levantar PesosLevantar Pesos
Controlo dinâmico: levantar pesos junto ao corpo, flexionando os joelhos. Nunca levantar pesos em excesso. Preferir empurrar a puxar cargas.
Muitas vezes uma postura corporal incorrecta pode dar um alívio temporário da dor, mas a sua perpetuação é nefasta. A re-educação postural é uma forma eficaz de parar o ciclo vicioso entre postura errada e dor. Pode ser efectuada por 3 formas:
Conduzir
Controlo estático: Passa pela mudança frequente da postura, repouso em leito duro com flexão dos joelhos, marcha frequente, levantar as pernas alternadamente quando em pé e uma correcta posição sentada, respeitando: assento inclinado até 5º, com "almofada" lombar, apoio lateral e altura correcta.
  1. Adaptação dos movimentos (Controlo Dinâmico)

  2. Adaptação da postura (Controlo estático)

  3. Aumento das resistências corporais (Cinesiterapia)

Treinar Lombares
Cinesiterapia: pode-se aumentar as resistências corporais pela prática de exercício físico regular e moderado. Há que fortalecer a musculatura dorso-lombar (mais importante que a abdominal). São aconselhaveis exercícios isométricos, pois necessitam menos movimento ao nível das áreas afectadas e aumentam a tonicidade, muito importante para músculos com função postural.