Pé Boto e Método de Ponseti

O Passado
Diagnóstico
Detalhes
Espectativas
Questões mais frequentes
Para saber mais...
O Pé Boto é uma deformidade congénita tridimensional, que afecta 1 a 8 recém-nascidos em cada 1000. As suas causas não estão definidas, admitindo-se porém que poderá existir uma influência genética importante. É mais frequente nos rapazes e em 50% dos casos é bilateral.

A maioria dos Ortopedistas defende que o tratamento inicial do Pé Boto deve ser Conservador. Na última década, o Método de Ponseti, aplicado em Iowa desde 1948, tem vindo a merecer um grande interesse da comunidade científica. Um estudo recente demonstra que esta técnica permite a correcção da deformidade em 97,5% dos casos, evitando assim cirurgias extensas.

Dr. Ignacio Ponseti
Pé Boto (Equino-varo-aducto-supinado)
Pé Boto
Tratamento com 5 gessos sucessivos e tenotomia, segundo o Método de Ponseti
Gessos Sucessivos
Aos 9 meses utiliza o BAP durante 18h diárias
Fim dos GessosAspecto Final

 

Em Julho de 2003, após aprendizagem do Método de Ponseti, a metodologia praticada anteriormente no nosso Serviço foi abandonada e todos as crianças com pé boto passaram a ser tratados pela técnica descrita pelo Dr. Ignacio Ponseti.

Apesar da nossa curta experiência, consideramos que o Método de Ponseti é a metodologia ideal para o tratamento do Pé Boto e esperamos, a longo prazo, poder reproduzir os excelentes resultados publicados por outros grupos. Entendemos que o sucesso do tratamento depende da motivação e informação dos pais e outros profissionais de Saúde!