Ortopedia Infantil

O ramo da Ortopedia que trata das crianças

Ortopedia Infantil na RAM

Ortopedia Infantil na Madeira

A Ortopedia Infantil está vocacionada para a prevenção e tratamento das doenças músculo-esqueléticas na criança e no adolescente.

Pé Boto

Pé Boto - Método de Ponseti
Em 1741, Nicholas Andre (foneticamente rebaptizado de Andry pelos Ingleses), Professor de Medicina na Universidade de Paris, publicou um tratado, descrevendo diversas metodologias para prevenir e tratar deformidades na criança. Apesar desta obra não ser a primeira do género e não trazer grandes novidades, foi ele que, combinando as palavras gregas orthos (recta, direita), e paidios (criança), introduziu o termo Ortopedia na linguagem médica da era moderna juntamente com a característica imagem de uma árvore escorada. A Ortopedia torna-se assim na Especialidade dedicada à preservação e restauração do sistema músculo-esquelético, tendo sempre a Criança (patologia do crescimento e desenvolvimento) um papel preponderante..

Patologia da Anca

Patologia da Anca Infantil

Trauma na Criança

Trauma na Criança

A Ortopedia Infantil assume assim uma importância fulcral... Pelo largo espectro de problemas ortopédicos que podem afectar a criança no período de crescimento... Pelo desafio inerente à resolução dessa patologia, no sentido de permitir uma Vida Adulta plena em forma e função... Pelo dinamismo e versatilidade que são inerentes à tarefa de tratar crianças!... Porque, afinal, a criança não é um adulto pequeno!

Infecções e Tumores

Infecções e Tumores

Como Crescemos

Como crescemos

Árvore de André

Outras Doenças

Outras Doenças

Autoria: Cristina Alves